Sistema público integrado de carros elétricos e bicicletas compartilhadas para a Cidade Universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro – Integra UFRJ.
O Integra UFRJ é um projeto de mobilidade urbana compartilhada que foi desenvolvido e financiado pelo Fundo Verde de Desenvolvimento e Energia para a Cidade Universitária da UFRJ (Fundo Verde) que visa incentivar a mobilidade sustentável no Campus da UFRJ.
O sistema de bicicletas compartilhadas conta com uma rede de Estações de Compartilhamento de Bicicletas Públicas, desenvolvida a partir de um estudo de viabilidade, elaborado pela empresa vencedora da licitação pública, a Serttel e pela equipe técnica do escritório de projetos do Fundo Verde, para definição dos locais de implantação das Estações.

São elas:

  •  Terminal UFRJ
  •  Alojamento Estudantil
  •  Restaurante Universitário
  •  CT/ CCMN
  •  CT2
  •  Letras
  •  Reitoria
  • COPPEAD

Para utilização do Sistema, o usuário deve ser aluno, professor ou funcionário da Universidade Federal do Rio de Janeiro com número de matrícula vinculado à Universidade através do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA), e deverá efetuar cadastro através de site do Sistema (www.fundoverde.ufrj/integra) ou através do sistema URA e/ou APP (aplicativo móvel).

O usuário interessado em utilizar o Sistema deverá realizar seu cadastro no Site do Sistema ou no APP, mediante o preenchimento de um formulário eletrônico e a inserção dos seus dados pessoais (“Dados”) e dar o seu “aceite” nas condições do presente Termo de Uso (“Termo de Uso”).

Ao realizar o cadastro, o Usuário deverá cadastrar uma senha, pessoal e intransferível, para futuros acessos ao Site e ao APP. Como medida de segurança, o Usuário deverá memorizar a sua senha e mantê-la em sigilo, não a informando a terceiros. Após criação de cadastro e habilitação de passe com sucesso, o usuário receberá e-mail de confirmação estando o mesmo autorizado a utilizar o sistema.

Após a realização do cadastro no sistema, o Usuário poderá usufruir dos seguintes serviços:

a) Utilizar as Bicicletas do Sistema Integra UFRJ, respeitando as regras estabelecidas para uso;

b) localizar as estações de compartilhamento das bicicletas, instaladas nas praças e logradouros públicos, onde são retiradas e devolvidas as bicicletas (“Estações”);

c) consultar o tempo de jornada com a bicicleta;

d) consultar sobre a disponibilidade de bicicletas em cada uma das Estações e de vagas para devolução das bicicletas nas Estações.

O Sistema estará disponível ao Usuário nas Estações no horário compreendido entre 06h00min e 21h59min para retirada de bicicleta, segunda à sexta-feira.

O projeto também contemplará o compartilhamento de carros elétricos no campus da Cidade Universitária da UFRJ.

Saiba mais em: www.fundoverde.ufrj.br/integra