andrea xiii ufrj ambientavelOntem (23/08) o caso do Fundo Verde foi apresentado na XIII UFRJ Ambientável pela nossa Gerente Executiva do Fundo Verde UFRJ, a Profa Andrea Santos, que apresentou o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 9 da ONU: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação e apresentou os projetos que estão sendo desenvolvidos na Cidade Universitária, financiados com recursos do fundo.

Na área de energia estamos avançando na geração renovável, com a instalação de sistemas fotovoltaicos e na área de mobilidade urbana, o projeto de maior destaque é o Integra UFRJ com o compartilhamento de bicicletas e carros elétricos.

Andréa destacou que a Cidade Universitária tem servido como laboratório urbano na avaliação de tecnologias e práticas sustentáveis e que os desafios são muitos. De acordo com a pesquisadora "a cidade sustentável e inteligente é aquela em que a tecnologia é incentivada como parte constante no ambiente, que busca por “aderir a um modelo urbanístico sustentável, que abre espaço para que a conectividade, a sustentabilidade e a integração das funções urbanas possam promover uma melhora na qualidade de vida das pessoas".