Essa alternativa usa energia solar e reduz a poluição causada por pneus e plásticos usados, além de melhorar a mobilidade urbana.

Em todo o mundo, viajar de trem é uma forma de transporte altamente vantajosa e popular também, principalmente pelo seu custo. Na melhor das hipóteses, você pegar o trem para ir ao trabalho, viajar, passear e outras atividades. Ainda mais na Europa.

Na Itália por exemplo, uma empresa procura desenvolver uma versão mais sustentável de uma infraestrutura crucial para o bom funcionamento das ferrovias do país.

Greenrail, com sede em Milão, desenvolveu uma tecnologia que permite a fabricação de trilhos com “matérias-primas secundárias”.

“Os trilhos da Greenrail são trilhos de ferrovia que têm as mesmas características mecânicas que os trilhos de concreto armado tradicionais, o que representa o padrão no mercado atual”, disse à CNBC Giovanni De Lisi, CEO da empresa.

O diferencial é que De Lisi teve a brilhante ideia de cobrir os trilhos com uma mistura de plástico e borracha de pneus velhos que foram reciclados para levar o sistema ferroviário a um futuro mais sustentável.

 

“Eles são feitos principalmente de plástico reciclado: plástico urbano e pneus velhos reciclados”, acrescentou De Lisi.

Como resultado, o custo de manutenção caiu em 50% e sem contar que os novos trilhos possuem uma durabilidade maior, podendo alcançar até 50 anos a mais do que os tradicionais, que geralmente têm uma vida útil de 40 anos. Para cada quilômetro de pista, esses novos trilhos reutilizam até 35 toneladas de pneus altamente poluentes e geralmente difíceis de reciclar.

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Você pode levar garrafas e latas, elas possuem valores diferentes. Uma lata equivale a 15 pontos e uma garrafa a 10 pontos. Quando você atinge 100 pontos você troca por 35 centavos em créditos no bilhete único, que vai para sua carteira eletrônica, sendo computadas automaticamente após ser depositado o resíduo.

Caso tenha interesse em participar basta se cadastrar no site da Retorna Machine ou baixar o aplicativo. Quando terminar o cadastro basta localizar as máquinas mais próximas de você e começar a acumular seus pontos. Confira o vídeo logo abaixo das imagens:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Coleta de lixo eletrificada: as rotas de recolhimento de resíduos sólidos urbanos são ideais para veículos elétricos. Estes veículos percorrem curtas distâncias diárias, fazem múltiplas paradas e a sua eletrificação evitaria muito ruído e parte da poluição urbana. Em setembro, a BYD entregou nove destes caminhões à Comlurb do Rio de Janeiro. Neste mês, a Mercedes apresentou uma modificação do seu eActros que deve entrar em produção experimental em 2021. Los Angeles, cidade que opera uma das maiores frotas de caminhões de coleta de lixo dos EUA, anunciou nova meta para zerar as emissões de seus novos veículos até 2022, e a conversão total da frota até 2035. A cidade da Basileia comprou 20 caminhões elétricos de recolhimento de resíduos, com base em chassis da Volvo, e comprometeu-se a eletrificar 90% da frota de veículos pesados da cidade até 2025.

Locação de furgões elétricos: Em São Paulo, uma empresa fez uma parceria com a BYD e está alugando o furgão T3 e-delivery. A KWfleet diz que “a rentabilidade em relação a veículos fósseis do mesmo porte chega a 20%. A manutenção é mais simples e barata como em todos os elétricos. Eles têm uma vantagem adicional importante na cidade: não estão sujeitos ao rodízio de veículos que proíbe a circulação, uma vez por semana, na região mais importante da cidade. A notícia saiu no Estadão.

Emissões dos elétricos: Sabe-se que as emissões dos carros elétricos dependem da pegada de carbono da eletricidade. Mas não só. Um artigo no FT Alphaville pegou dados da Volks e da Mazda mostrando que a eletricidade gasta na fabricação da bateria é alta. Como sua fabricação é feita em regiões onde a eletricidade é bem suja (China, Canadá, etc), os elétricos só começam a reduzir o total de emissão ao longo do ciclo de vida depois de dezenas de milhares de quilômetros rodados. O artigo destaca que a fabricação de baterias ainda tem muito espaço para ser otimizada e que as emissões para fabricá-las devem cair substancialmente.

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