A essa altura do campeonato, você já deve ter notado que simplesmente amamos falar sobre as abelhas. E não é à toa: segundo Albert Einstein, se estes insetos desaparecerem da Terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência.

Principais responsáveis pela polinização das flores e consequente promoção da biodiversidade, os pequenos animais contribuem de forma intensa para a manutenção do meio ambiente. E foi pensando nisso que a Holanda – considerada por muitos como o país do futuro – instalou plantações de flores em alguns pontos de ônibus de Utrecht, buscando atrair as abelhas.

Ao todo serão 316 pontos de ônibus que passarão a ter telhados verdes feitos com suculentas. Além de melhorarem e purificarem o ar, estas plantinhas também ajudam a manter as populações dos polinizadores, como vespas e abelhas.

Mas não para por aí: além das plantas, a prefeitura local vem substituindo os ônibus a diesel por veículos elétricos movidos pela energia eólica, que é produzida pelos famosos moinhos de vento holandeses. Com 10 ônibus já elétricos na rede, a meta é que, até 2028, todo o transporte público seja livre de emissões de carbono e outros gases poluentes.

Leia completo em CICLOVIVO.

Plano de gerenciamento de energia da Cidade Universitária

O Fundo Verde de Desenvolvimento e Energia para a Cidade Universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Fundo Verde UFRJ) foi instituído pelo Decreto Estadual nº 43.903 de outubro de 2012, e tem por objetivo a elaboração de projetos de infraestrutura sustentável que atuem nos setores: (i) geração e eficientização do consumo de energia; (ii) redução do consumo de água; (iii) gestão de resíduos; (iv) mobilidade urbana; e (v) monitoramento de indicadores no campus. Esses projetos são gerenciados pelo escritório de projetos do Fundo Verde e pela Fundação de Apoio da UFRJ – COPPETEC, e contam com o auxílio de diversos setores da UFRJ em sua implementação. A execução dos recursos oriundos do fundo deve ser autorizada por um conselho, o qual é formado por representantes das iniciativas pública e privada, da universidade, e profissionais de notório saber nas áreas de atuação do Fundo Verde.

A Cidade Universitária é o principal campus da UFRJ, com números expressivos de área, de pessoas e veículos circulando por ele, os quais são equivalentes aos de uma cidade de pequeno/médio porte, sendo eles: uma área de 5.2 km²; população estimada de 60.000 pessoas, com uma média de 100.000 pessoas circulando pelo campus por dia; e 25.000 veículos passando diariamente pelo campus. Sendo assim, a Cidade Universitária da UFRJ, pode ser considerada um laboratório urbano, no qual diferentes projetos e iniciativas vêm sendo implementados, visando torná-la um modelo de cidade sustentável.

Baixe o Plano de Gerenciamento de Energia da Cidade Universitária completo aqui.

Brasil já tem telha solar com tecnologia 100% nacional

A tecnologia não é nova. Em 2016, Elon Musk, da Tesla, já tinha apresentado suas telhas solares. Elas foram desenvolvidas para serem mais eficientes, oferecer melhor isolamento térmico e terem o custo de instalação mais barato do que os painéis fotovoltaicos utilizados atualmente. Além disso, a ideia é que fossem esteticamente mais atraentes para os consumidores.

Mas agora, o Brasil ganha suas próprias telhas solares, com tecnologia 100% nacional. Fabricada pela Eternit, e já aprovada pelo Inmetro, órgão que atesta a qualidade de produtos no país e fornece certificação para comercialização, as telhas são feitas em concreto com células fotovoltaicas, responsáveis por captar a energia solar e transformá-la em elétrica.

“A estimativa é que a tecnologia permita entre 10% e 20% de economia no valor total da compra e da instalação das telhas fotovoltaicas, em relação aos painéis solares, montados em cima de telhados comuns”, afirma Luís Augusto Barbosa, presidente do Grupo Eternit.

Brasil já tem telha solar com tecnologia 100% nacional/figure>

Para a geração de energia, a empresa utilizou a tecnologia de silício monocristalino, que apresenta uma vida útil de mais de 20 anos.

Ainda de acordo com a fabricante brasileira, a instalação das telhas fotovoltaicas é muito semelhante àquela de um telhado comum, por isso, não requer mão de obra especializada.

“A conexão elétrica entre as telhas é feita com chicotes pré-montados que utilizam conectores macho e fêmea de fácil conexão. O tamanho (365 x 475 mm) e o peso das telhas (5,2 kg/peça) facilitam o transporte até o telhado a ser instalado”, explica Luis Antonio Lopes, responsável pela área de Desenvolvimento de Novos Negócios.

Leia completo em Conexão Planeta