ufsc00002O Fundo Verde UFRJ, via Fundação Coppetec da Universidade Federal do Rio de Janeiro e o Grupo de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina – FOTOVOLTAICA-UFSC (FV-UFSC) assinaram memorando de entendimento para cooperação na implementação de projetos na área de energias renováveis, eficiência energética, armazenagem de energia e mobilidade elétrica.

O grupo da UFSC é liderado pelo Prof. Ricardo Ruther e desenvolve estudos nas diversas áreas de aplicação da energia solar no Brasil, com foco principal em sistemas fotovoltaicos integrados ao entorno construído e interligados à rede elétrica pública, os chamados Edifícios Solares Fotovoltaicos.

O Fundo Verde UFRJ, coordenado pela Profa. Suzana Kahn, já vem desenvolvendo e implementando projetos fotovoltaicos. Alguns projetos contaram com o apoio técnico de professores e pesquisadores do Fotovoltaica-UFSC. O 3º sistema solar com  190,8 kWp de potência está sendo instalado em área adjacente ao estacionamento da Incubadora de Empresas COPPE / UFRJ.

De acordo com Andréa Santos, gerente do escritório de Projetos do Fundo Verde, já está em operação desde 2015 o estacionamento solar fotovoltaico, que foi o primeiro projeto solar financiado com recursos do fundo. O segundo foi a instalação de um sistema fotovoltaico no telhado do bloco M do Centro de Tecnologia com potência de 100 kWp.

A parceria Fundo Verde e FV-UFSC tem como objetivo promover pesquisas e estimular a inovação tecnológica. Com o desenvolvimento de projetos pilotos será possível avaliar a viabilidade das tecnologias rumo ao desenvolvimento sustentável.

ufsc00003

ufsc00001

a cidade universitaria e o consumo de energia

PAINEL CONFIRMADO

A Cidade Universitária e o consumo de energia
12 de setembro, 14:30

Subtemas:
Soluções sustentáveis
Por Andréa Santos - Gerente Executiva do Escritório de Projetos do Fundo Verde da UFRJ

Essa conta também é sua
Por Edson Watanabe - Diretor da COPPE/UFRJ

Economia Circular e o Setor Energético
Por Suzana Borschiver - Coordenadora do Núcleo de Estudos Industriais Tecnológicos NEITEC

Mediadora: Laís Crispino
Pesquisadora do Fundo Verde

O potencial energético está fortemente atrelado ao bem-estar da população e ao crescimento econômico e industrial do país. Como é de conhecimento geral, períodos de intensificação do crescimento econômico são sempre acompanhados pelo aumento do consumo energético. À vista disso, para que o processo de crescimento não sofra prejuízos, faz-se necessário expandir a oferta de energia.
Para tanto, devem ser considerados, além dos aspectos tecnológicos e econômicos, os intrínsecos efeitos sociais e ambientais envolvidos.

Com o tema "Desafios e Perspectivas da Matriz Energética Brasileira", o I Simpósio de Energia da UFRJ propõe-se a ser um espaço apropriado para o desenvolvimento de um amplo debate, possibilitando o aprendizado, partilha e promoção de projetos com o intuito de estimular a capacidade de inovação e empreendedorismo no âmbito acadêmico e social.

Ao todo, serão 6 painéis com temas variados, como, por exemplo, "Projeções da demanda energética mundial" e "Empreendedorismo, desafios e inovações".

Esperamos você durante os dias 11, 12 e 13 de Setembro no Auditório do Bloco A do Centro de Tecnologia.

Veja mais em SYMPLA