suzanaJunte-se a Marcha pelo Clima!

Confira a programação no Brasil:

ALAGOAS

Maceió | 13:30 | Em frente à prefeitura

AMAZONAS

Manaus | 17:30 | Aula pública “Amazônia e Mudanças Climáticas” | Largo de São Sebastião

AMAPÁ

Macapá | 16:00 | Parque do Forte

BAHIA

Feira de Santana | 15:00 | Pista de Skate – R. Barão de Cotegipe, 964

Salvador | 9:00 | Concentração na Praça 2 de Julho, Largo do Campo Grande

Vale do Capão | 8:30 | Escola Brilho do Cristal

CEARÁ

Fortaleza | 07:30 | Ação da Escola Vila na Praça da Igreja Nossa Senhora de Fátima

Fortaleza | 8:00 | Marcha pelo Clima na Praça Luíza Távora – Av. Santos Dumont, 1589

DISTRITO FEDERAL

Brasília | 08:00

Brasília | 16:00 | Concentração na plataforma inferior da Rodoviária (escadas do metrô) para em seguida sair em marcha até o Congresso Nacional.

MARANHÃO

São Luís | 15:00 | Praça Deodoro

MINAS GERAIS

Belo Horizonte | 17:30 | Igreja Nossa Senhora da Paz, Rua Nilo Aparecido, 341

Uberlândia | 15:00 | Em frente à prefeitura

PARÁ

Belém | 16:00 | Escadinha do Cais do Porto

PARANÁ

Campo Mourão | 9:00 | Praça são José

Curitiba | 17:30 | Praça Santos Andrade

Maringá | 19:00 | Praça da Catedral, em frente à catedral de Maringá

Ponta Grossa | 12:00 | Calçadão

PERNAMBUCO

Recife | 16:00 | Praça do Derby

PIAUÍ

Teresina | 12:00 | Em frente ao IFPI Central | Praça da Liberdade

RIO DE JANEIRO

Rio de Janeiro | 10:00 | Em frente à ALERJ – R. Primeiro de Março, S/n – Praça XV

Rio de Janeiro | 16:00 | Em frente ao IBAMA – R. Primeiro de Março, S/n – Praça XV

RIO GRANDE DO NORTE

Mossoró | 15:00 | Praça do PAX | Rua Coronel Gurgel, 191

Natal | 15:00 | Praça Cívica (Praça Pedro Velho)

RIO GRANDE DO SUL

Porto Alegre | 15:00 | Redenção

SÃO PAULO

Bauru | 17:00 | Em frente à Câmara Municipal

Bertioga | 9:00 | Forte São João Bertioga. Av. Vicente de Carvalho, s/n

Campinas | 16:00 | Largo do Rosário

Cotia / Granja Viana | 8:00 | Em frente à escola Sidarta, Estrada Fernando Nobre, 1332

Guaratinguetá | 14:00 | EMEIEF Profª Aliete Ferreira Gonçalves, Rua Geraldo Nunes, 304 – bairro São Manoel

Guarujá | 17:00 | Praça Horácio Lafer

Ilhabela | 10:00 | Praça da Mangueira

Limeira | 13:00 | Praça Toledo Barros

Peruíbe | 09:00 | Praia de Peruíbe, Avenida da Praia Peruíbe

Santos | 14:00 | Estação da Cidadania (Av. Ana Costa)

São Carlos | 15:30 | Praça XV de Novembro

São Paulo | 16:00 | MASP – Museu de Arte de São Paulo, Av. Paulista, 1578

SANTA CATARINA

Atalanta | 9:00 | Em frente à prefeitura

Florianópolis | 15:00 | Largo da Catedral de Florianópolis

Jaraguá do Sul | 17:30 | Museu da Paz

SERGIPE

Aracaju | 15:00 | Calçadão da João Pessoa

A Aneel está planejando reduzir o que considera subsídio a quem instala um painel fotovoltaico em casa ou empresa. Hoje, a conta de luz remunera a energia fornecida e a utilização da rede elétrica. Assim, caso a geração fotovoltaica cubra a demanda do consumidor, a concessionária é forçada a ratear os custos da rede e sua operação com os consumidores “sem painel”. A Aneel quer corrigir isto que considera uma distorção e garantir a remuneração da concessionária que instala e mantém a rede elétrica, quer o consumidor a use ou não.

Não se sabe o impacto que a mudança trará para o emergente mercado fotovoltaico. Em todo caso, a matéria da Folha dá conta de que a procura por estes sistemas aumentou bastante. É gente querendo aproveitar as atuais regras antes de uma eventual mudança.

Leia completo em ClimaInfo.

suzana ent valorA ciência e a tecnologia, tão negligenciadas no Brasil, modificaram a história da Humanidade.

Há cerca de dez mil anos os seres humanos aprenderam a manipular espécies de plantas e animais, promovendo a chamada Revolução Agrícola. A ciência e a tecnologia empregadas para promover tal revolução foram determinantes para redirecionar os rumos da sociedade. Mais recentemente, há 500 anos, ocorreu a Revolução Científica, cuja paternidade é atribuída a Galileu Galilei. Esta se encontra em permanente evolução, incluindo desde as tecnologias que permitiram a Revolução Industrial, com máquinas que transformaram os processos produtivos, até a recente transformação digital, com internet, robótica, entre outras inovações que apontam para uma sociedade completamente diferente da que conhecemos.

O avanço do conhecimento requer ausência de preconceito, mente curiosa, crítica e questionadora. Exige sintonia para estabelecimento de pontes entre presente e futuro. No século XVIII, não existia uma percepção dos limites ambientais do planeta. Hoje, constata-se escassez de praticamente todos os recursos naturais, trazendo à tona realidades que não eram reconhecidas naquele século. É necessário fazer uso eficiente desses recursos, estimular o seu reuso, a regeneração do ambiente, ou ainda a substituição dos recursos finitos. E tudo isso só será eficaz com a inclusão de toda a sociedade, não apenas de uma parcela. O atual momento requer uma mudança radical na trajetória de desenvolvimento, exigindo pesquisas científicas e soluções tecnológicas que incorporem os novos desafios.

É espantoso o que presenciamos hoje em nosso país: desafios ambientais são subestimados, a ciência é questionada, cortes substanciais são feitos nos orçamentos das universidades e órgãos de pesquisa.

Os dez mil anos de história não estão sendo suficientes para compreensão da importância da ciência e tecnologia para o progresso humano.

Confira o artigo da vice-diretora da Coppe, Suzana Kahn, publicado no dia 07/09, no jornal O Globo.

Suzana Kahn é vice-diretora

da Coppe/UFRJ