CONCURSO: SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS - FUNDO VERDE DA UFRJ

O Concurso: Soluções Sustentáveis – Fundo Verde da UFRJ tem por objetivo proporcionar uma ferramenta de estímulo a ideias sustentáveis de baixo custo, inovadoras e com potencial replicabilidade, sendo que as melhores serão incorporadas ao plano de projetos a serem financiados pelo Fundo Verde e implantadas na ilha do Fundão, além de divulgar a iniciativa do Fundo Verde e a sua contribuição para a Cidade Universitária.

Os projetos devem se enquadrar em uma das três categorias abaixo, e o valor para implantação de cada projeto não poderá ultrapassar o limite máximo de R$ 500 mil (quinhentos mil reais).

  1. Uso sustentável e eficiente da água: as propostas de projeto podem agrupar as ações de: i) Uso Eficiente da Água; ii) Uso de Fontes Não Convencionais; iii) Manejo Sustentável das Águas; iv) Qualidade e Conservação da Água nos Ecossistemas Naturais e v) Temas Transversais.
  2. Eficiência energética: definida pelo Ministério do Meio Ambiente como a relação entre a quantidade de energia empregada em uma atividade e aquela disponibilizada para sua realização. A promoção da eficiência energética abrange a otimização das transformações, do transporte e do uso dos recursos energéticos, desde suas fontes primárias até seu aproveitamento. Adotam-se como pressupostos básicos a manutenção das condições de conforto, de segurança e de produtividade dos usuários, contribuindo, adicionalmente, para a melhoria da qualidade dos serviços de energia e para a mitigação dos impactos ambientais.
  3. Mobilidade urbana sustentável: pode-se considerar que a mobilidade dentro da visão da sustentabilidade pode ser alcançada sob dois enfoques principais: um relacionado com a adequação da oferta de transporte ao contexto socio-econômico e outro relacionado com a qualidade ambiental. No primeiro, se enquadram medidas que associam o transporte ao desenvolvimento urbano e a equidade social em relação aos deslocamentos e, no segundo, se enquadram a tecnologia e o modo de transporte a ser utilizado.

(Goveia Campus, UMA VISÃO DA MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL)

 

 

Premiações


 

Os autores das melhores propostas de projeto, por categoria, serão premiados com um tablet, por parte do Parque Tecnológico, e as 03 (três) melhores propostas, uma por categoria, serão implantadas no campus da Cidade Universitária da UFRJ, como descrito no item 1.2. As premiações serão entregues em solenidade na UFRJ em outubro de 2014.

Adicionalmente, para o autor principal (especificado no momento da inscrição) de cada projeto vencedor será concedida uma bolsa de estudos de 3 (três) meses em valor compatível com sua titulação, visando o acompanhamento das fases iniciais de implantação de seu respectivo projeto. 

 

Cronograma


 

  • As inscrições serão realizadas no período entre 05/06/2014 e 05/10/2014. (Encerrado)
  • Julgamento e apuração dos melhores projetos serão realizados pela comissão julgadora no período entre 05/10/2014 e 05/11/2014.
  • A divulgação dos vencedores por categoria será publicada no dia 15/11/2014.
  • A premiação ocorrera no dia 28/11/2014, em cerimônia aberta, no auditório do Parque Tecnológico – UFRJ.

 

Baixe agora o Edital e o modelo de submissão de projeto e realize sua inscrição:

pdf-icon Baixe aqui o edital

 

icone-restrito Acompanhe

 

 

Veja os vencedores do concurso Soluções Sustentáveis da UFRJ


O concurso “Soluções Sustentáveis – Fundo Verde da UFRJ” divulga nesta sexta-feira, 14/11/2014, os vencedores para as três categorias: Uso Sustentável e Eficiente da Água; Eficiência Energética e Mobilidade Urbana Sustentável. Foram considerados pelos avaliadores os critérios de facilidade de implantação, custo, inovação e conformidade com o Plano Diretor 2020, entre outros aspectos, que após discussão chegaram aos seguintes vencedores:

 

CATEGORIA

VENCEDOR

PROJETOS

Energia

Douglas Machado Côrtes e equipe

Instalação de Lâmpada LED nas áreas de comum acesso do CT

Mobilidade

Manuel Meyer e Equipe

Transporte Solidário Unificando e Ampliando as Caronas na Cidade Universitária

Água

Isaac Volschan Junior e Equipe

Projeto Inova ETE: Usina Sustentável de Recursos Energéticos e Materiais

Lucas Pinho e Equipe

Processo de Reutilização de Água de Destiladores e Instalação de Redutores de Fluxo do CCS

 

O Fundo Verde de Desenvolvimento e Energia agradece aos participantes e congratula os vencedores do Concurso “Soluções Sustentáveis Fundo Verde – UFRJ”.

 

 

logo-concurso

Fotos cedidas pelo "Concurso Fotográfico Viva a Ilha do Fundão"

 

Links Úteis

ouvidoria

Hide Main content block

Parceiros

coppeufrjparque tecnologico